domingo, 8 de maio de 2011

10º Dia (sábado 23/04/2011)

El Jadida – Casablanca – Tanger

Este foi o nosso penúltimo dia de viagem.

Costuma-se dizer o que é bom acaba depressa, e depois de 10º dias de viagem, parece que foi ontem que saímos de Lisboa.

Foi um dia cansativo, pois tivemos que percorrer cerca de 500kms com uma visita a Casablanca pelo meio.

Em Casablanca esperavam-nos o nosso amigo Mr. Jalil Madith (GSA TAP Portugal em Marrocos) mais os seus amigos do Goldwing Club Maroc, para nos levar numa visita pela cidade e para um almoço de despedida.
Nem imaginávamos o que nos esperava.

Saímos cedo de El-Jadida, pois tínhamos combinado encontrarmo-nos que estes nossos novos amigos à saída das portagens (Casablanca) pelas 11h00, e tínhamos 100kms para percorrer até este destino.

À hora combinada lá estávamos, e pouco tempo depois lá apareceram nas suas exuberantes montadas o Mr. Jalil acompanhado de mais uns amigos.
Cumprimentos feitos lá seguimos com estes guias muito especiais para dentro da cidade.

Casablanca é a maior cidade de Marrocos, na costa atlântica do país, e uma das maiores do Norte de África. Tem cerca de 3,7 milhões de habitantes. È o maior centro industrial e comercial de Marrocos.
A cidade possui uma praça principal, da qual irradiam diversas avenidas. Na generalidade, os edifícios constituem uma versão francesa da arquitectura árabe-andaluza, brancos com linhas simples, sendo de especial interesse a área da Praça das Nações unidas, onde se localizam as maiores infra-estruturas.
Esta cidade foi completamente destruída pelo terramoto de 1755. Nessa época instalaram-se na cidade muitos mercadores espanhóis passando Casa Branca a ser conhecida como Casablanca. Foi ocupada em 1907 pelos franceses que promoveram o seu desenvolvimento.

Esta cidade é também conhecida por ter sido palco da rodagem do famoso filme Casablanca.

Casablanca é a terceira maior cidade turística de Marrocos, sendo principalmente uma cidade de negócios por ser a capital económica do país. Mesmo sendo menos visitada que Marraquexe e Agadir, a cidade ambiciona prolongar a estadia dos visitantes.
Existem inúmeros locais e monumentos a visitar nesta grande cidade, mas o tempo que dispusemos não nos permitiu visitar todos, e fomos aos de maior referência, pois só tivemos na cidade parte de dia.

Primeira paragem e já dentro de Casablanca foi junto à Miami Plage, onde aproveitámos para tomar um café e tirar umas fotos.

Seguimos depois sempre junto à linha da costa por uma marginal, a Boulevard de l’Océane Atlantique. Pela Boulevarde de la Corniche chegámos à Mesquita Hassan II, onde nos esperavam mais amigos do GoldWing Club Maroc e parámos para visitar.

A Mesquita Hassan II é uma grande mesquita da cidade de Casablanca no Boulevard Sidi Mohammed Bem Abdallah e é o templo mais alto do mundo (os lasers emitidos do minarete de 200m de altura podem ser vistos de vários quilómetros), e o segundo maior do mundo (depois da mesquita de Meca). Conta com as ultimas tecnologias como resistência sísmica, tecto que se abre automaticamente, chão aquecido e portas eléctricas. É das poucas mesquitas do mundo muçulmano que permite a visita a turistas não muçulmanos.

Foi desenhada pelo arquitecto francês Michel Pinseau e os trabalhos de construção começaram em 12 de Julho de 1985. Foi inaugurada em 30 de Agosto de 1993. Nos trabalhos de construção estiveram envolvidas cerca de 2500 pessoas e 10000 artesões marroquinos, que trabalharam com mármore, granito, madeira, mosaicos, estuque e outros materiais para elaborar os tectos, pavimentos, colunas, etc. O custo aproximado da mesquita foi de 5494 milhões de dirham (cerca de 504,85 milhões de euros). A sua localização (junto ao mar) deve-se a Hassan II se ter inspirado no seguinte versículo do Corão “O trono de Deus encontrava-se sobre a água”.
Além de servir como mesquita sobretudo às sextas feira, quando é capaz de albergar até 100.000 fiéis: 80.000 no pátio e 25.000 na sala de orações, o edifício tem outras funções: madrassa (escola corânica), salas de conferências, hammams (banhos), bibliotecas especializadas e um estacionamento subterrâneo.

Aqui junto da mesquita Hassan II juntaram-se ao grupo mais amigos do GoldWing Club Maroc, e que depois de uma breve visita nos acompanharam até ao local onde nos esperava o almoço.

Parámos entretanto numa loja de acessórios de motos, que estes nossos amigos fizeram questão que conhecêssemos, e na praça das Nações Unidas.

O trânsito na cidade é completamente caótico e principalmente ao sábado, não fossem estes nossos amigos a cortar cruzamentos e a libertar as artérias para circularmos, teria sido complicado conseguir chegar a tempo para o almoço que nos esperava.

O almoço, aqui foi a grande surpresa.

Almoçámos na casa de um destes amigos, o Mohammede, onde se encontravam mais amigos à nossa espera.

A casa mais parecia um palácio, e o serviço de almoço foi feito por uma equipa de empregados que até lacinho usavam.

Não faço uma grande descrição da casa e do ambiente que estes senhores nos proporcionaram, pois posso vir a entrar em pormenores da privacidade alheia, e isso não é bonito.

O que posso dizer é que foi digno de ficar registado na nossa memória, e para poder mais tarde contar aos nossos amigos, filhos e netos.

Terminado o almoço, e com muita pena nossa, tivemos que partir pois ainda tínhamos cerca de 400km para fazer até ao destino final deste dia, Tanger.

Fomos conduzidos mais uma vez até fora da cidade por estes nossos amigos passando por mais locais emblemáticos desta cidade como o palácio real, e que no final nos puseram na rota certa. Despedidas feitas ficou a promessa de que o próximo encontro seria em Lisboa e que iríamos fazer tudo para que também estes nossos amigos pudessem vir a gostar do nosso acolhimento e simpatia tão característica dos portugueses. Ficou marcado, Maio dia 22 a quando da concentração Europeia de GoldWings a realizar em Lisboa.

De Casablanca até Tanger foi sempre de auto-estrada, e chegámos já tarde, eram quase 23h00.

Foi descarregar as bagagens no Hotel, por sinal estupendo (Hotel Rif & Spa, em Tanger), tomar um banho e comer qualquer coisa antes de dormir.